Afinal, o que os lobos fazem?

Para quem der uma olhadela, uma breve espiada durante as atividades realizadas com os lobinhos verá que eles brincam o tempo todo. Brincam mesmo. Brincam muito. Brincam o tempo inteiro.

Agora, se o olhar for mais atento, mais duradouro e analítico, será percebido o que de fato tem por trás de tantas brincadeiras, de tanta diversão.

Para conquistarmos a atenção das crianças é preciso entrar no mundo delas. É preciso entrar no mundo da brincadeira, ceder espaço ao lúdico.

Não dá para falar de valores morais como a professora de Ciências Socais (ou Moral e Cívica) faz em  sala de aula. Precisamos atrair o nosso ouvinte de uma outra maneira.

Todas as reuniões são previamente preparadas pelos chefes com o objetivo de oferecer às crianças oportunidades nas quais elas possam ganhar conhecimentos e desenvolver habilidades. Maior e mais importante ainda é o objetivo de ajudar estes lobinhos a cultivar atitudes e valores que os tornarão pessoas melhores, pessoas do bem praticando o bem.

Ao todo o Método Escoteiro atua em seis áreas, são elas: desenvolvimento físico, intelectual, espiritual, social, afetivo e de caráter.  Pela duração de cada reunião nem sempre é possível englobar atividades de todas as áreas no mesmo dia, daí a necessidade de equilibrar e distribuir estes objetivos ao longo do tempo de permanência dos lobos na alcateia.

Para tornar as reuniões dinâmicas recorremos a vários tipos de jogos, canções, histórias, atividades artísticas e artesanais. Trabalhamos o aspecto intelectual da criança, por exemplo, com um jogo de kim, no qual estimulamos a memória. Saber ganhar e perder são aspectos importantíssimos na vida de qualquer pessoa, por isso aplicamos jogos competitivos. Nos jogos de revezamento, oferecemos a oportunidade de as crianças trabalharem em equipe, respeitando a individualidade de cada uma. Os aspectos relacionados à valores e carácter são fortalecidos também com o uso de personagens das histórias da Jângal, e por aí vai.

Mas, de onde será que os chefes tiram tantas ideias? Será que é tudo da cabeça? Em algumas ocasiões sim. No entanto, para apoiar o trabalho voluntário dos chefes, a UEB, bem como as Regiões e os Distritos Escoteiros, oferecem diversos materiais técnicos em forma de livros, manuais e apostilas, além de cursos e Indabas (reuniões). O trabalho da chefia segue os critérios estabelecidos nestes materiais. Porém, é comum os chefes adaptarem ou criarem, principalmente, jogos, respeitando é claro os objetivos escoteiros.

Agora que você já sabe o que os lobos fazem, venha assistir uma de nossas reuniões. Tenho certeza que você vai dar boas risadas com tantas brincadeiras e diversões!

Construindo Um Dia no Acampamento Geral de 30 anos

Durante os dias 25 a 29 de Janeiro de 2012 tive a oportunidade de participar do Acampamento Geral do G.E. Falcão Peregrino.

De dia ou à noite, no sol ou na chuva (e põe chuva nisso), de Lobinhos a Pioneiros e de Chefes a Pais e Mães, as lentes da minha filmadora foram capturando imagens. Foram 480 trechos em mais de 110 minutos de gravação.

Quinze dias depois, assistindo a uma palestra sobre Gestão de Pessoas em Ambientes Corporativos, fui agraciado com a apresentação de um vídeo institucional montado pela Empresa Natura denominado “Um Dia”.

Desde a primeira frase pronunciada no vídeo “Um dia, o mundo inteiro vai celebrar a beleza da vida em todos os seus momentos…” até a última “… e nós, teremos cumprido nossa razão de ser.” eu vi o Falcão Peregrino e me emocionei.

Esta emoção precisava ser compartilhada, mas como projetar o que se passou em minha mente?

Foi então que veio a ideia: Transformar os 110 minutos de imagens captadas no Acampamento Geral em um vídeo de 3 minutos que utilizasse a trilha sonora do vídeo da Natura.

Quando terminei, descobri que a Natura havia preparado um texto para nós, e nós, gerado as imagens para ela.