Noite do Udon 2023!

Venha se deliciar conosco na NOITE DO UDON do Falcão Peregrino!🍜

Prepare o paladar para uma noite repleta de sabores autênticos da culinária japonesa, com o udon como estrela principal. Aprecie esse prato tradicional, acompanhado por ingredientes frescos e irresistíveis.

Venha vivenciar um pouco da cultura e tradição japonesa em uma noite memorável, com as tradicionais apresentações de Shamisen, Taikô e Karaokê . A sua presença será a essência desta festa!

Data: 02/09/2023

Gotso Fest anos 70

Finalmente teremos nosso tradicional Gotso Fest de volta. Organizado com todo carinho pelos jovens, parte da arrecadação financia as suas excursões. Eles cuidam de tudo com suporte da chefia e dos voluntários adultos. É um grande aprendizado!

Você está convidado para participar desta celebração.

A festa é no dia 15/04/2023, das 18h00 às 22h00, na Rua Dr. José de Moura Resende, 700 – Butantã, ao lado da estação o metrô São Paulo-Morumbi (linha Amarela) e pertinho do Shopping Butantã.

 

Cuidados importantes – COVID – 19

Olá família Falcão!

O Grupo Escoteiro Falcão Peregrino está atento aos noticiários e comunicados sobre o Coronavírus e desde co início de março de 2020 desaconselhamos as atividades escoteiras presenciais, inclusive em pequenos grupos. Inclusive as atividades de sábado do grupo estão sendo feitas on-line.

Há uma avalanche de informações e consideramos importante entender o motivo dessas orientações para que haja maior convicção e adesão na prevenção (Vejam as imagens abaixo na sequência).

Sobre Amarras e Elásticos

Por – Chefe Ricardo Aurelio Roverso Abrão (Diretor Presidente GE Falcão Peregrino)

Foto – Chefe Maria Arizono Akagi

Boa noite a todos da Família Falcão!

Tivemos, nesse final de semana, mais uma linda prova de que o mundo melhor é real e está presente quando fazemos escotismo em família. Conseguimos viver intensamente a realidade deste “mundo melhor” quando entendemos que as amarras japonesas que nos unem precisam ser travadas por tiras elásticas tensionadas com o mais puro amor. São essas tiras aparentemente incômodas que permitem a longevidade de uma construção bela e eficiente. São elas que têm a responsabilidade de pressionar suavemente, na esperança de que as amarras não se soltem e de que a estrutura possa seguir cada vez mais sólida. Sem as amarras não teremos a união de que precisamos. Sem a constante e gentil tensão dos elásticos não teremos sustentação para perseguir nossos sonhos. O que é certo é que tanto amarras e elásticos, quanto nós da Família Falcão, servimos ao mesmo propósito: a união.

E a nossa festa confirmou mais uma vez que um mundo melhor é possível, é real em torno da nossa família escoteira.

SAPS!⚜

Somos eternos aprendizes com olhar de criança

Por Gláucia Viola

Desde os idos dos anos 1980 que tenho um apreço pelo Movimento Escoteiro. Conheci, lá pelos 7 anos de idade, um grupo que fazia atividades dentro do clube que minha família frequentava. Meus pais, maravilhosos mas de educação conservadora, nunca me deixaram participar. Sendo assim, nutri um encanto platônico, pois cresci com a sensação de que era coisa para criança. 

Muitos anos depois, já mãe, vi uma turma de lobinhos fazendo atividade externa próximo à sede. Fui me informar com um dos chefes, que me orientou a fazer a inscrição no Grupo Escoteiro Falcão Peregrino. Aguardei uma vaga para minha filha por quase um ano. Ingressamos no grupo de forma tímida mas muito felizes pela oportunidade. Lembro que no dia em que Luna Gaia fez a promessa de lobinha e ganhou o lenço, a emoção foi tamanha que eu chorei compulsivamente como criança…

Aos poucos me aventurei em algumas atividades de cooperação. Na primeira cantina de que participei, a reação primária foi relatar minha total falta de habilidade na cozinha. Experimentei, então, voltar a ser criança aprendendo uma coisa novíssima na minha vida: ralar cenouras!!! Fiz com a dedicação de uma aprendiz acompanhando as gargalhadas de outros pais de apoio. Cozinhar nunca foi tão divertido. Meu lado criança se manifestou de novo e aquela foi uma grande tarde de aprendizado delicioso para mim.

Chegou o convite para um acantô. Lá fui eu com a mesma falta de habilidade, mas com muita vontade de ajudar. Me senti a pessoa mais importante do mundo por ser responsável por cortar os legumes. E olha como o treinamento com as cenouras foi valioso aqui (rsrsrsrsrs). E identifiquei mais uma lição: de que, no trabalho em equipe, nossa tarefa, por menor que seja, quando bem realizada, faz toda a diferença. Minha criança interior se encheu de orgulho por aprender mais uma vez.  

Alguns acantôs, cantinas e cinco anos depois, essa mãe quarentona entendeu que o Movimento é mesmo coisa de criança. Dessa criança que nunca morre dentro da gente e que está sempre aprendendo algo com brilho nos olhos. Com um ralador nas mãos ou apenas na observação, colecionei (e coleciono) inúmeros aprendizados…

E então posso dizer que cresci mais uma vez! Afinal, o Falcão ensinou-me a ser uma mãe melhor, pois aprendi a dar mais autonomia para minha filha. Aprendi a incentivar sua capacidade nas tarefas mais desafiadoras. Aprendi a estimular suas conquistas e acolher as derrotas para que ela possa lidar de maneira simples com as duas situações. Aprendi a admirar seu desenvolvimento como cidadã. Aprendi a confiar nas suas decisões. Aprendi a respeitar sua visão crítica. Aprendi a escutar seus argumentos, mesmo os que não foram possíveis aceitar.

E continuo crescendo como ser humano, pois aprendi a me encantar com a participação colaborativa. Aprendi a apreciar o envolvimento e dedicação do Grupo. Aprendi a admirar o compartilhar de emoções entre todos. Aprendi a acreditar em um mundo cada vez melhor!

E agora estou aprendendo a traduzir isso em forma de comuniCORAÇÃO! Um desafio e tanto, mas que abracei com a mesma força com que recebo os abraços de acolhimento.

O objetivo é mostrar como o coração desta grade família bate fora do corpo de cada Falcão.

E assim, crescermos juntos sem nunca deixarmos de ser crianças! Eternos aprendizes!  

Gratíssima por mais esse prazeroso desafio!

EQUIPE DE COMUNICAÇÃO – Coordenação e edição de texto: Gláucia Viola; Apoio e relações públicas: Júlia Matsuda; Preparação e revisão de texto: Daniela Marini; Arte e texto: Fabricio Rezende.

Festa dos 40 anos do G.E. Falcão Peregrino

Domingo, 06 de novembro de 2022 das 11h00 às 17h00.

Rua Dr. José de Moura Resende, 700 – Caxingui – SP – Próximo ao metrô SP/Morumbi e pertinho do Shopping Butantã

Homenagem ao Bicentenário

Bicentenário da Independência do BrasilNo dia 05 de Setembro, domingo, grupos escoteiros – entre eles o Falcão Peregrino – participaram ao lado de diversas entidades do Desfile de Homenagem ao Bicentenário da Independência do Brasil,  uma homenagem da colônia nikkey aos 200 anos da Independência.

O desfile teve lugar no bairro da Liberdade e contou também com a presença de representantes das forças militares CPOR, Marinha, Exército, Polícia Militar e Cavalaria, e de diversos grupos de taissô (ginástica), odori (dança), taikô (tambores), ninjutusu, karatê e kendô (artes marciais), cosplayers e cantores da colônia japonesa.

O desenvolvimento cívico dos jovens por meio do conhecimento das datas cívicas oficiais do Brasil e de sua história faz parte do programa educativo do escotismo.

Assista ao registro oficial do evento a seguir:

6a Semana do Meio Ambiente

6a Semana do Meio AmbienteJovens e adultos voluntários do Grupo Escoteiro Falcão Peregrino participaram, no dia 05/06, das atividades da 6ª Semana do Meio Ambiente, organizada pela Distrital Sudoeste da Associação Comercial de São Paulo.

 

Mudas plantadas na Av. Eliseu de Almeida

Em equipes distribuídas em diversas localidades, envolvendo representantes não só do Falcão mas também das demais entidades que apoiaram o projeto, foram plantadas 500 mudas de árvore doadas pelo Cemucam.

 

A participação dos jovens na atividade contribui para o desenvolvimento da consciência ambiental conforme prega nosso programa educativo e beneficia diretamente as regiões atendidas pelo projeto, tornando o trajeto de motoristas e pedestres mais agradável e combatendo a poluição do ar.