Dia do Pioneiro

Você sabia?

Que hoje se comemora o Dia do Pioneiro?

Dia 29 de junho foi definido como Dia do Pioneiro pois é também o dia consagrado a Paulo de Tarso, patrono deste Ramo, por ele ser um exemplo de decisão na escolha do bom caminho diante dos desafios. Paulo fez uma grande mudança de vida, junto com Simão Pedro e Tiago. Eram considerados líderes do nascente cristianismo e transformaram as crenças religiosas e a filosofia de toda a região da bacia do Mediterrâneo ao mudarem radicalmente o curso de suas vidas abraçando as atividades missionárias.

Ser pioneiro é aceitar a missão de “remar a própria canoa”, parafraseando Baden-Powell, fundador do escotismo. É a fase escoteira de maior autonomia, quando jovens entre 18 e 21 anos são incentivados a ter maior protagonismo no desenvolvimento pessoal e na elaboração de seu Projeto de Vida, encorajando as tomadas de decisões importantes que acontecem nesta transição para a vida adulta. O jovem exerce um papel cidadão especialmente fora do movimento escoteiro por meio de serviços comunitários, seguindo o lema “Servir”, e toma consciência do seu papel no mundo com o objetivo conjunto de deixá-lo um pouco melhor.

Porém ele também sabe que cada um é individualmente responsável por descobrir os caminhos da própria felicidade, seguindo os valores propostos na Lei e na Promessa Escoteira.

Um bravo para os jovens Pioneiros que protagonizam suas escolhas no melhor possível e atuam com um elenco empoderado nas grandes amizades que os acompanham nesse roteiro de superação de desafios.

Fechado para comentários.