O Grupo Escoteiro Falcão Peregrino

De maneira resumida1, o Grupo Escoteiro Falcão Peregrino é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, de caráter educacional, cultural, beneficente, filantrópico e comunitário, destinado à prática da educação não formal, sob a forma do Escotismo no nível local, filiado à União dos Escoteiros do Brasil.

O grupo persegue a meta de tornar o mundo melhor através dos valores e princípios praticados.

Ao participar do grupo, os jovens são incentivados a aprender e exercitar a amizade, respeito, liderança, trabalho em equipe, organização, persistência, ética, autocontrole e muito mais, tudo isso de forma prática e estruturada.

Chefes são os adultos que orientam os jovens. Eles são preparados com inúmeros cursos, obtém muita experiência participando de acampamentos e outras atividades escoteiras. No Falcão, vários deles, já muito experientes, administram cursos para formar novos chefes ou até mesmo vão para outros grupos para passar o conhecimento que adquiriram.

As amizades desenvolvidas pelos jovens e pelos adultos (chefes, pioneiros e pais) durante os encontros e durante as atividades criam laços que duram por toda vida.

O Grupo mantém laços inter-gerações com a Diretoria de Gerações Unidas, promovendo atividades com os jovens e os adultos da melhor idade.

Muitas atividades são feitas em conjunto com outros grupos escoteiros, sejam os acampamentos, acantonamentos, rally dos lobinhos, encontros nacionais e internacionais etc.

Por fim, falando um pouco da parte financeira, o grupo depende de uma pequena contribuição mensal dos associados, de doações e da receita obtida nos eventos organizados pelos jovens e adultos.




1 retirado do estatuto do grupo, disponível no endereço: http://www.falcaoperegrino.org.br/Biblioteca/DocumentosFalcao/Falcao-Estatuto.pdf